domingo, 19 de setembro de 2010

Reflexão


"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Romanos 12.1)

"E não sede conformados com este mundo (ou com este século), mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)

Paz, galera!

Gostaria de meditar com vocês algo que recebi e venho refletindo deste então. Ontem fui visitar uma igreja Batista Betel, onde congrega um amigo meu, o Alessandro. Galera gente boa, todos unidos, todos alegres e com o único propósito de louvar e se alegrar na presença do Senhor.

Era culto jovem. Curti muito as músicas (não eram rock, apesar de uma certa embalada rsrs), as atividades propostas pelo líder. Show de bola. Mas o motivo que me fez escrever esse artigo tem a ver com a mensagem que foi ministrada e a lição que pudemos tirar dela.

Sobre a reflexão em Romanos 12.1-2 (que você pode ler acima), foi-nos entregue papel e caneta para escrevermos qual a lição que haviamos aprendido dela. E isso constituia-se de "Ensino", "Repreensão", "Correção" e "Prática". Abaixo escreverei as minhas respostas e, a seguir, comentarei sobre elas.

ENSINO - Não se conformar com a situação do mundo nem com suas atratividades camufladas e suas dolorosas consequências. Ser o exemplo, dar o exemplo, fazer a vontade de Deus e apresentar a Sua Palavra a toda a criatura.

REPREENSÃO - Não se conformar, nem aceitar os enganos que o mal tem despejado no mundo. Não seguir "modas" nem baixar a cabeça perante as mentiras e sujeiras do mundo.

CORREÇÃO - Ser ousado e deixar ser usado. Não temer as críticas e/ou zombarias, seja daqueles de fora ou dos próprios irmãos que estão cegos pelo mundo ou pela conveniência. Fazer a vontade do Pai e não desistir jamais.

PRÁTICA - Não apenas ter a vontade de ser diferente, mas fazer a diferença, a começar pela minha vida, e depois na do meu próximo.

Muitas vezes, vemos o que tem acontecido pelo mundo. Pessoas serem enganadas por "modas" ditas serem algo legal, algo que te torna "o cara". Meninas engravidando antes dos 18 anos. Ontem mesmo quando voltava para casa vi garotos de 14, 15 numa rodinha, cherando e fumando. Alguns eu conheço desde que eu era pequeno. Foi triste ver aquilo ali. Muitas vezes, vemos até mesmo dentro das igrejas, pessoas que devem dinheiro, pessoas que desviam dinheiro. Até mesmo pessoas que julgam e acusam seus irmãos, mas na vida delas há tanto pecado (ou até mais) quanto na vida do seu semelhante. Muitas vezes, vemos ministros de louvor da igreja, dando show, querendo bancar o ''Réginis Danese'', ou elas querendo ser a ''Aline Barros''. Estrelismo em cima do altar. Uma coisa é você realmente ser enérgico (como eu rsrs), sentir prazer, alegria e empolgação na hora de cantar, outra é você ter em mente que "é o astro da igreja". É triste. Nós da banda sempre pedimos a Deus, quando oramos nos ensaios, para que Ele repreenda qualquer sentimento de estrelismo, pois não é a nós que cabe a glória. Vemos tudo isso e muito mais, seja dentro ou fora das igrejas.

Bem, e o que fazemos? O que eu faço? O que você faz?

O mundo jaz no malígno, é verdade. Guerras não terão fim enquanto não chegar o Anticristo e propor uma falsa "paz" às nações. Talvez a guerra exterior não tenha cura. Mas isso não significa o mesmo para nossas guerras interiores. Às vezes sofremos tanto por dentro, as vezes queremos chorar e nem isso conseguimos. Vemos tanta injustiça a nossa volta. Tantos erros. Tantas falhas humanas. O nome de Deus sendo usado para ilicitudes, sua Palavra sendo distorcida conforme a conveniência de alguns.

Mas é chegada a hora de nos cegarmos para o mundo a nossa volta. É hora de renovarmos nossa fé e olharmos para Deus, pedir a Sua direção e fazer a Sua Vontade. Pois só Ele pode curar a nossa fraqueza e as dores causadas por nossas guerras interiores. ELE pode tudo!

É chegado o tempo de fazermos a nossa parte, não nos conformarmos com a coisas que o mundo tem apresentado, mas apresentarmos os nossos corpos, nossas bocas e fazermos o "Ide" que Jesus pregou.

Você quer fazer a diferença, seja primeiramente você transformado, busque o conhecimento puro e simples da Palavra, não aquilo que muitos pregam, mas aquilo que JESUS disse. Ele não menosprezou ninguém, pelo contrário, Ele disse que todos que vierem a Ele, serão aceitos, nenhum será lançado fora. Jesus pregou o amor e a liberdade. Ele nos deu Vida. Ele não pregou sobre marcas de roupas nem disse qual estilo de música que você devia escutar. Nem muito menos andou sob carruagens de ouro (ou S10 prateados), nem viajou de jatinho. Ele nasceu dentro de um estábulo, em meio aos animais. Ele não vestiu a melhor roupa. Ele não julgou nem menosprezou quem era pobre e não tinha dinheiro. Pelo contrário, Ele andou em meio à prostitutas, ladrões e devedores, e ainda repreendeu os "sábios".

Ele deu a vida por todos nós, independente de cor, sexo, estilo, nacionalidade ou condições financeiras. Ele amou a todos. Como podemos nos dizer filhos e/ou seguidores dEle, se não retribuirmos este gesto tão grandioso? Um dia eu percebi que Ele me amava apesar dos meus cosntantes erros, das minhas falhas. Hey brother, se voce está lendo este artigo e não é um cristão, quero lhe dizer do fundo do meu coração: seja você wicca, umbandista, espírita, ateu, católico (ou qualquer outra denominação), Jesus te ama e sempre te amará!

Talvez alguns questionem o que o rock tem a ver com Jesus. Ou o por que dessa máscara de gás no blog. Como eu disse antes, Jesus te ama acima de tudo. O Salmo 150 diz "Tudo que tem fôlego, louvai ao Senhor". Deus é o dono e criador de tudo. A música é um dos maiores dons de Deus (e eu agradeço por Ele ter me concedido justamente esse!). Para Deus, importa o que você faz de coração. Não importa a forma, mas sim o conteudo, a intenção. A máscara de gás tem a ver com tudo que eu estive escrevendo até aqui. Para que ela serve, senão proteger o usuário contra o envenenamento ou intoxicação exposto(a)? Os ensinamentos e o nome de Jesus Cristo são a nossa máscara perante o mundo. Só através dEle, e de suas palavras, do seu amor, sua misericódia, seremos poupados, seremos libertos, seremos salvos.

Que o Senhor Deus me ajude a fazer a diferença. Que através dEle e somente por Ele, eu possa impactar vidas por meio da música e/ou por meio de palavras. Que eu possa ser instrumento nas mãos dEle. Que a Neverlone possa ser uma arma contra as mentiras e deturpações. E que vidas sejam transformadas para melhor, através da minha banda, através de mim, através de você. Vamos todos compartilhar desse amor as demais pessoas.

Obrigado pela atenção,
Deus abençõe!

Ismael Chaves
Neverlone - vocal

Seguidores