sábado, 12 de junho de 2010

Gutural – Dicas de como fazer


Bem, assim como o Drive, o gutural exige muito cuidado pra poder ser executado. O uso do diafrágma é muito importante, tanto pra cantar limpo, como pra fazer drive ou gutural.

No gutural é necessário que o pomo de adão (“gogó” falando no popular) fique alto, ou seja, quando se está cantando o “gogó” se mexe pra cima e pra baixo, portando no gutural ele deve manter-se sempre alto, isso facilita o gutural. Lembrando que a “força” deve vir do diafrágma, NUNCA USE A GARGANTA, pois isso danificará suas cordas vocais com o passar do tempo. Uma idéia interessante também que um amigo meu que canta numa banda de grindcore me falou e realmente ajuda muito é tentar rosnar, como um cachorro mesmo, é esquisito mas a princípio ajuda a perceber como que é feita a técnica e assim você poderá ir aperfeiçoando cada vez mais.

O diafrágma fica logo abaixo das costelas e acima do umbigo, é uma fita na região abdominal. Pra usar corretamente no rock deve-se enxer ele de ar e contrair a fita inferior dele que é a parte abaixo do umbigo. Abaixo a foto:



PS: Aviso que devem tomar muito cuidado ao tentar fazer gutural e, se possível, procurar auxílio de um professor de canto que não seja preconceituoso e ensine tal técnica.

Fonte: http://www.tecnicavocalrock.com/dicas-de-como-fazer/

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre tive vontade de aprender e tentar fazer "gutural", mas tambem sempre tive medo.Pra falar verdade ja tentei algumas vezes, numa epoca quando eu nem sabia como se definia aquelas vozes grossas e distorcidas nas musicas de "death metal".Eu tentava imitar e nao conseguia.O som saia baixo e ficava tossindo e com a garganta doendo.
Acho muito legal "gutural" mas acho que nao e para qualquer um .Tem que primeiro aprender vocal popular para depois se aventurar no gutural, senao a pessoa correvo risco de ficar com a voz rouca e pode ate desenvolver cancer.E perigoso tentar sem frenquentar aulas de canto.

Anônimo disse...

Eu escuto death metal, deathcore, Hardcore, metalcore, etc.. Eu tambame canto musicas de algumas bandas como "Chelse grin", "Carnifex", "John Waynr", "Gloria", "Annotations of an autopsy", etc. Eu nunca frequentei aula de canto e sei cantar gutural, mas a minha voz é uma droga cantando limpo, ninguem me ensinou fazer gutural eu simplesmente escutei "Chesea grin" pela primeira vez e sai cantando, claro que no começo doeu muito a garganta e as vezes eu perdia o controlhe da voz e acabava saindo um gultural "estalado", mas com o decorrer do tempo eu aprendi fazer gultural e hoje faço ate um rasgado imitando "Hearts and hands", faço gultural ha 1 ano e meio e nao deu nenhum problema e espero que nao dei nenhum problema em minhas cordas vocais!!! Eu nunca tive medo de fazer gutural eu sempre enfrentei e ainda enfrento o que vier pra mim e fazer gultural é facil!
Qm quiser ser meu amigo(a) no face!
Http://m.facebook.com/Ivan.santosferreira.10?ref_component=mbasic_home_header&ref_page=%2Fwap%2Fhome.php&refid=7

Seguidores